Roupas e acessórios do reggae

O reggae é altamente conhecido através de letras como as de Bob Marley, o estilo do reggae tem força na música, na dança e principalmente na moda. O Brasil é um país que abre espaço para diversas formas de expressão cultural, isso se dá devido à sua grande miscigenação de raças na formação do país. Por anos tivemos a entrada de africanos em terras brasileiras, criando assim um laço cultural com diversos outros continentes, incluindo novos estilos culturas, inclusive o estilo do reggae.

O reggae como música é na verdade um gênero, que nasceu na Jamaica, terra muitíssimo conhecida no mundo por conta de sua força cultural. O ritmo do reggae é uma grande miscigenação de outras manifestações do país como: danças folclóricas, tribais, calipso e SKA. As batidas são leves e constantes, criando um ritmo animado e suave para a dança e cantoria. O nascimento do reggae foi em 1970, mas apenas lá pelos anos 1980 ganhou conhecimento no mundo todo pela força do seu maior difusor, o cantor Bob Marley. Marley era o maior representante do movimento no mundo, mostrado através de suas músicas, problemas sociais da África e dando esperança em letras dançantes e tornadas posteriormente, hinos no mundo todo. A explicação está bem clara nas letras de Bob Marley, onde os sentimentos de liberdade e igualdade são propagados ao povo jamaicano, inspiraram pessoas no mundo todo em busca de direitos iguais.

 

O panorama africano de conflitos por domínio e preconceito de brancos e pretos, é levado ao mundo sobre outros vieses, por grupos que lutam por liberdade de expressão.

 

Reggae na Moda

 

Quando Bob Marley ganhou fama com sucessos como No woman no cry e Is this Love, as pessoas juntaram seu estilo de se vestir ao movimento reggae e começaram a usar adereços que o Marley usava. Como na Jamaica tudo é bem colorido, Marley costumava usar tocas típicas nas cores: amarelo, vermelho, preto e verde, que viraram mania para quem escuta o estilo de música.

 

As trancinhas são bem usadas para quem quer demonstrar o estilo, também provindas dos africanos, que fazem cachinhos ou tranças com fios para enfeitar. As roupas são bem coloridas e soltas, sem muita costura, lembrando túnicas.

Outro acessório bem usado pelos fãs do ritmo jamaicano, são pulseiras enlaçadas de linhas coloridas, vendidas no Brasil em barracas de bijuterias praieiras. Para quem não sabe, tais pulseiras são bastante usadas até hoje e trazem as cores da bandeira da Jamaica. Camisetas com o rosto de Marley completam o visual, vendidas em diversas lojas em todo país.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *