Cultura do Reggae

O reggae surgiu na Jamaica no final de 1960 e teve como principal base as sonoridades afro-caribenhas e o Rhythmblues americado. Sua origem se associa a desaceleração do SKA, durante todo o processo de cristalização, o reggae era conhecido como rocksteady.

Já o SKA, surgiu no final de 1950, quando músicos jamaicanos uniram ideias do Mento e de demais sonoridades caribenhas como o calipso e agregaram elementos do Rhythmblues americano. O Rhytmblues também é conhecido como R&B, que recebeu uma forte influência do Jazz, sendo considerado a versão negra precursora do Rock And Roll.

O mento é uma música rural folclórica da Jamaica e foi baseado em tradições musicais trazidas pelos escravos africanos. Elementos foram agregados com o Cajón, violão e o banjo, criando características de sonoridade acústica.

De maneira geral, quando os músicos começaram a tocar o SKA mais lentamente, alguns dizem que pode ter sido por causa do calor ou dos efeitos calmantes da maconha, mas daí surgiu o formato musical Rocksteady. Essa é a fase mais elegante e charmosa do que viria a ser o Reggae. A fase dos ternos que brilham nos trios vocais, sem tranças ou quaisquer filosofia religiosa, buscavam o glamour com uma simples finalidade: soar agradável. As principais características musicais do reggae que conhecemos hoje são identificadas nessa fase. Músicos e conhecedores do assunto dominam as canções produzidas durante essa fase como um verdadeiro reggae boots.

Em seguida, alguns músicos e produtores experimentaram uma batida mais leve com pitadas de efeitos sonoros e influências hippie, nascendo assim o termo reggae, que entra em sena com a filosofia religiosa, as tranças, cores e a militância.

Com algumas experiências também de remixagem surge o Dub, e com diversos djs jamaicanos, criam as primeiras rimas de uma música base, considerados os primeiros passos do rap. O termo reggae nasceu na verdade de uma onomatopeia dos sons da guitarra e do órgão, as existem ainda outras versões a respeito de seu surgimento.

Em 1968, as primeira gravações já conhecidas como reggae foram feitas enquanto alguns artistas estavam em transição para o novo estilo. Dando destaques para: The Maitlals, BeltonesDesmond Dekker e o americano Johnny Nash, o primeiro a emplacar um sucesso nos EUA, a música era Hold Me Tight. Mas é nos anos 1970 que o Reggae  começa a ganhar mais atenção. Enquanto isso Jimmy Cliff, protagoniza, junto com outros artistas da Ilha, o filme the harder they come, o que ajudou a difundir o Gênero. The Weilers com Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wiler  agregam ao seu som arranjos mais pro lado do Rock, que era o Pop na época. Lançam o Álbum Catch Fire  em 1973 direcionando sua música para o público moderado de Rock. Em seguida lançam o album Burnin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *