Como iniciou o reggae?

O reggae é um gênero musical que teve origens na Jamaica, o auge do reggae foi na década de 1970, quando o gênero ganhou o mundo. O reggae na verdade é uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Ele apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida característica. A guitarra e o contrabaixo e a bateria, são instrumentos musicais mais utilizados. As letras de reggae costumam falar sobre questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres.

O reggae recebeu em suas origens uma forte influência do movimento rastafári, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.

Evolução do Reggae

Em 1950, começaram a surgir grandes nomes do reggae, como Delroy Wilson, Rob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nessa época, a maioria dos rádios da Jamaica, que possuíam proprietários brancos, se recusava a tocar reggae. Apenas após a década de 1970 que o reggae incorporou com cantores que ganharam o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornaram o reggae um estilo musical de sucesso em todo o mundo, e em 1971 a música I Can See Clear Now de Johnny Nash assumiu o topo da parada musical de diversas rádio na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Nos anos 70, surgiram os grandes sucessos do reggae com músicas que marcaram a época e alcançaram o topo da lista de sucesso nas rádios, as músicas eram: I Shot the Sheriff  (versão de Eric Clapton), Peter Tosh com Legalize It No WomanNo Cry de Bob Marley.

Diversos cantores e bandas passaram a incorporar o reggae a partir dos anos 80, Erick Clapton, Rolling Stones e Paul Simon criaram músicas com a batida do reggae e a sonoridade dançante e suave. Nos dias atuais, diversos cantores e bandas fazem sucesso com esse gênero músical, como: Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.

O Reggae no Brasil

Na região norte do Brasil que o reggae chegou com força, no Maranhão e principalmente na capital, São Luís, é totalmente comum a organização de festas com reggae. Em 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor se influenciaram pelo estilo musical jamaicano. E em 1980, o rock se uniu ao gênero jamaicano, com letras da banda Paralamas do Sucesso.

Em 1990, surgiram diversos músicos e bandas como: Cidade Negra, Alma D’Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *